En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies pour assurer le bon fonctionnement de nos services.
En savoir plus

Actualités publiques

FÊTE DE LA MUSIQUE !! 21 de junho às 19h !!

Publié le jeudi 13 juin 2019 11:08 - Mis à jour le jeudi 13 juin 2019 11:08
Capturar.JPG
Soirée GRATUITE et OUVERTE à TOUS avec des stands où seront vendus de quoi manger et boire !! Invitez vos proches ! - Noite com ENTRADA FRANCA e aberta à TODOS com estandes aonde serão vendidos comidas e bebidas! Convide quem você quiser!

Le 21 juin c’est la Fête de la musique au Lycée Français François Mitterrand en partenariat avec l’ambassade de France 

Soirée GRATUITE et OUVERTE à TOUS avec des stands où seront vendus de quoi manger et boire !! Invitez vos proches ! 

Dia 21 de junho é a Fête de la musique no Lycée Français François Mitterrand em parceria com a Embaixada da França 

Noite com ENTRADA FRANCA e aberta à TODOS com estandes aonde serão vendidos comidas e bebidas! Convide quem você quiser!

PROGRAMME – PROGRAMAÇÃO

19h – Auditorio – Quarteto de Cordas do Teatro Nacional

Lilian Raiol e Cláudio Cohen (violinos)

Márcio da Costa (viola)

Rodolpho Borges (violoncelo)

Cláudio Cohen é Maestro Titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro

Cláudio Cohen, violino, integrou o premiado Quarteto de Brasília. Atualmente, é o Maestro Titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, da qual é músico fundador. Atua como violinista e maestro em diversos países. Lilian Raiol, violino, é spalla da OSTNCS. Possui, no Brasil e exterior, extensa carreira como solista, camerista e músico de orquestra em gravações de CDs e cooperações com renomados grupos. Márcio da Costa, viola, integra a OSTNCS e atua como camerista e professor na Escola de Música de Brasília. Mestre em Música pela University of Missouri, EUA, se graduou pela Universidade Estadual do Pará. Rodolpho Borges, violoncelo, se graduou em Música na UFPB e Mestre em Violoncelo pela UFRN. Integra a OSTNCS e o corpo docente da EMB. Atua como solista e integrou renomadas orquestras no Brasil e exterior. Do programa deste recital teremos obras de W.Amadeus Mozart e Antonin Dvorak.

20h – Auditório – De Vento em Popa « Uma visita à França »

Flautas: Any Kelly Lima, Fernanda Vaz, Heitor Freitas,  Hiromi Takemoto,      Laís Sandy   Nogueira, Madelon Guimarães, Mariana Moreno. Violão: Lucas Resende. Contrabaixo Elétrico: Lucas Fernandes. Piano: Ana Cândida Gobbi. Percussão: Xico Abreu

O grupo “De Vento em Popa” é um tradicional projeto musical da cidade. Com 20 anos de existência, o grupo foi idealizado e é coordenado pela professora Madelon Guimarães, professora titular de flauta transversal do CEP/EMB – Escola de Música de Brasília.

Em setembro de 1997, na Escola de Música de Brasília, cinco estudantes de flauta transversal e a professora Madelon Guimarães iniciaram um trabalho de performance, desenvolvendo e aperfeiçoando a prática em conjunto. Nascia, assim, o sexteto de flauta  “De Vento em Popa”. Com o passar dos anos, o grupo inseriu em sua formação o violão, o baixo elétrico e/ou acústico, o piano e a percussão, deixando de ser exclusivamente um sexteto de flautas.

O grupo, formado por professores, alunos e ex-alunos do CEP/EMB, é reconhecido tanto por sua qualidade artística como por sua importância didática na formação de jovens instrumentistas e inserção dos mesmos no mercado de trabalho.

No repertório do grupo, são homenageados grandes compositores da música popular e erudita brasileira, como Ary Barroso, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Waldir Azevedo, Garoto, Tom Jobim, Caetano Veloso, Ernesto Nazareth, Paulinho da Viola, Liduíno Pitombeira, e Villa-Lobos. Os arranjadores que trabalham em parceria com o grupo têm estreita ligação e suma importância com o cenário cultural brasiliense: Elenice Maranesi, Paulo André Tavares, Joel Barbosa, Umberto Freitas, Luiz Duarte, Lincoln Andrade, Lucas de Campos e Carlos Galvão, entre outros.

Por sua reconhecida importância, o grupo tem um vasto currículo de apresentações, nos mais importantes espaços de Brasília como: Clube do Choro de Brasília, Casa Thomas Jefferson, Sala Martins-Penna, Teatro Nacional Cláudio Santoro, Livraria Cultura, Espaço Cultural Renato Russo, Centro de Convenções Ulisses Guimarães, Sala Funarte entre outros espaços da cidade e  em outras capitais do país, como Salvador, Fortaleza e em São João Del Rey.

Em outubro de 2018 a convite da École de Musique de Danse et de Théâtre de L’Agglomération Elbevienne, na França, o grupo realizou uma série de apresentações e oficinas, de 15 a 20 de outubro, durante a I Semana de Música Brasileira. Realizou também um concerto em Rouen, na Le Magasin de Musique Eric Gervais.

21h – Esplanada – Samba de Marola « Sambom »

Rômulo Chagas – Surdo e Caixa

Chico Teixeira – Voz e Tantan

Davi Senna – Pandeiro, Repinique e Congas

Diego Pedigree – Voz e Cavaco

Leonardo Santana – Violão

Seja muito bem vindo ao Passeio do Marola! Buscamos navegar nas ondas musicais mais diversas da Música Popular Brasileira e do Samba. Neste oceano profundo e incrível que é a nossa música e o que ela nos beneficia como arte, buscamos na mesma essência, incendiar o palco, assim como nos ensinaram os grandes mestre da arte de cantar, tocar e interpretar sonhos! Bora Passear?

O Marola não se vê simplesmente como uma roda de samba. A ideia é ser um coletivo cultural e social, muito maior do que se vê, se compreende ou se entende como ações coletivas! « O Marola quer fazer da cidade, polos de economia colaborativa, reuniões onde se misture a música com outras formas de arte e expressão para ajudar a revitalizar o que se entende por Cultura na cidade! Revitalizar não, reciclar!

21h – Esplanada – Vernissage da exposição « O despertar das artes »